1403219358263

A Justiça da Bélgica decidiu punir o Facebook para que a rede social pare de espionar internautas através de seus plugins. A empresa precisa interromper a prática no país em 48 horas, caso contrário será multada em € 250 mil por dia.

A encrenca surgiu no começo do ano, quando um estudo belga concluiu que o Facebook aproveita botões como “like” e “compartilhar”, além do seu sistema que permite logar em outros sites usando credenciais do Facebook, para rastrear os internautas.

O rastreamento é feito através de um cookie que a empresa chama de datr. Ele é instalado no dispositivo de todos que passarem por páginas com os plugins, mesmo quem não tem conta no site ou estiver deslogado – e há mais de 13 milhões de sites com esses plugins, incluindo governamentais.

Na época em que surgiu a polêmica, o Facebook respondeu que o rastreamento foi causado por um bug, mas agora admite que vem usando o datr “por mais de cinco anos para manter o Facebook seguro a 1,5 bilhão de pessoas pelo mundo”, segundo comunicado repercutido pelo The Guardian. A empresa pretende recorrer da decisão.

Fonte/ OlharDigital

Related Posts

Indicações

Dica de Podcast – Projeto Humanos

A muitos anos encontrei uma ferramenta ideal para analisar, observar e aprender novos temas. Está ferramenta é o podcast, por meio dos mais variados programas encontro está possibilidade de aprendizado que é tão importante para Read more…

Na Garagem

22ª Fest Comix

Depois de muito tempo afastado de eventos Nerds resolvi dar uma volta na 22ª Fest Comix e, para meu espanto, foi a melhor decisão daquele final de semana. Nostalgia pura, cosplays, games, nerds de várias Read more…

Na Garagem

Tempos de posicionamentos extremos.

Estamos em tempos onde você tem que escolher um lado, se não o fizer será taxado e julgado sem piedade. Direita, esquerda, Time capitão, Time homem de ferro, Batman ou Super man, escolha um lado ou Read more…